5 Maneiras de Usar o WhatsApp com Sucesso para Pequenas e Grandes Empresas

WhatsApp para Empresas
Conheça aqui as funções exclusivas e indispensáveis do WhatsApp para Empresas e otimize a gestão da comunicação com seus clientes agora.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe

O atendimento ao cliente é um dos processos mais importantes de uma empresa. A comunicação com os clientes pode influenciar em várias de suas decisões de compra de um produto, sua satisfação com a empresa ou na recomendação para seus amigos. Neste quesito, o WhatsApp para empresas pode ajudar bastante.

As empresas de pequeno ou grande porte que investem nessa área alcançam resultados muito satisfatórios nas vendas dos seus produtos, principalmente quando integram no seu processo de vendas as principais redes de mensagens utilizadas em seu país.

Os aplicativos de mensagens da atualidade tem conquistado milhões de brasileiros. Vemos o exemplo da popularidade do Telegram, WhatsApp e Messenger (integrado ao Facebook).

No Brasil, cerca de 120 milhões de usuários possuem uma conta no WhatsApp e a utilizam para vários fins, seja para comunicação com amigos e familiares, como para comprar e vender produtos.

O WhatsApp Business surgiu na atualidade para revolucionar a forma como nos comunicamos e interagimos uns com os outros. As possibilidades do uso do WhatsApp são muitas e as empresas viram um enorme potencial em utilizá-lo para vender seus produtos e estabelecer um relacionamento sólido com o cliente.

Sendo assim, inseri abaixo algumas dicas muito interessantes sobre as maneiras de utilizar um WhatsApp empresarial para aumentar as vendas de uma grande e pequena empresa. Vamos conferir juntos essas dicas!

1. Use as diversas funções do WhatsApp Business

As aplicações do WhatsApp para empresas são diversas e dependem muito do usuário que manuseia esses recursos. Como o WhatsApp Business foi criado especificamente para ser usado pelas empresas, oferece funções específicas que o aplicativo básico não oferece, voltadas para o gerenciamento dos clientes.

Utilizar esse aplicativo é muito fácil e não requer nenhuma especialidade. Na internet encontramos com facilidade vários tutoriais de como instalar o aplicativo e aproveitar ao máximo as suas funções.

Após a instalação, você estará pronto para usar as funcionalidades do seu WhatsApp para empresas e uma das vantagens que ele oferece é a opção de inserir mais informações no perfil, como por exemplo, o horário de atendimento da sua empresa.

Outra opção interessante é a possibilidade de etiquetar as conversas dos clientes segundo algumas características:

  • Novo cliente;
  • Novo pedido;
  • Pagamento pendente;
  • Pago;
  • Pedido finalizado.

Essas etiquetas permitem que o processo de vendas fique bem definido e seja fácil de visualizar em qual etapa está o cliente.

A função de respostas rápidas também é muito útil quando existem partes do processo de vendas que não se alteram de cliente para cliente.

Por exemplo, é possível salvar uma mensagem pronta com instruções para o cliente acessar uma conta em um site ou com as formas de pagamento disponíveis.

Isso faz com que os atendentes não percam tempo digitando uma mensagem que irá se repetir para vários clientes, enquanto poderiam estar realizando outras funções.

A fixação de conversas também é útil para marcar os clientes que aguardam alguma resposta urgente, mantendo as conversas na parte superior da lista de conversas em geral. Porém, atualmente é possível fixar apenas 3 conversas diferentes.

2. Use o WhatsApp Business como canal para campanhas de marketing

O marketing é essencial para o sucesso das vendas dos produtos da sua empresa. É através dele que se conquistam novos Leads e os clientes antigos serão fidelizados.

Através do WhatsApp para empresas você poderá enviar mensagens para vários clientes simultaneamente sobre alguma promoção ou informação sobre seus produtos (lista de transmissão).

Dessa forma, terá mais praticidade e otimiza o trabalho realizado. O cliente também se beneficiará com a possibilidade de poder responder sua mensagem no chat privado, permitindo uma maior privacidade, algo que não ocorreria se o cliente recebesse uma mensagem em um grupo e tivesse que responder no próprio grupo.

Caso não deseje usar uma lista de transmissão, você poderá enviar o material elaborado pela equipe de marketing para os seus clientes específicos diretamente no chat, incluindo vídeos, links e etc.

Lembre-se que abusar do envio de mensagens para os seus clientes pode ser negativo e você precisará estabelecer um período de envio adequado para não incomodar os clientes e para captar a sua atenção.

Sempre informe seus clientes sobre promoções novas, cupons de descontos, produtos novos e qualquer mudança no seu negócio que possa trazer vantagens ao cliente, afinal, isso pode ser decisivo no momento da compra.

3. Melhore o atendimento ao cliente

O Brasil possui milhões de usuários do WhatsApp e a sua empresa precisa estar presente nessa rede de mensagens.

O WhatsApp para empresas é um excelente ambiente para conversar com os clientes, pois permite o envio de áudios, vídeos, emojis, anexar arquivos e etc. Essas funções tornam a conversa muito mais prática.

Quando o cliente ainda tem dúvidas sobre sua mensagem, você poderá mandar um áudio, por exemplo, explicando tudo mais detalhadamente.

Os áudios também são ótimos para que o cliente tenha uma proximidade melhor com o atendente, já que se percebe que está lidando com uma pessoa e não um robô.

A sua equipe de vendas deve sempre estar atenta para responder os clientes com rapidez e eficiência. Qual cliente gosta de esperar uma eternidade por uma simples resposta? Nenhum! Por isso, essa estratégia é importante e deve ser aplicada à risca.

Você poderá utilizar as funções que o WhatsApp para empresas oferece para marcar os clientes que estão aguardando atendimento, como o uso das etiquetas, para não esquecer de respondê-los.

Poderá também utilizar um sistema de gerenciamento de clientes integrado no WhatsApp, como o amoCRM, que oferece diversas funções interessantes para otimizar seu WhatsApp para empresas:

  • Organiza as informações dos clientes;
  • Organiza as conversas dos clientes, permitindo estabelecer prioridades para o atendimento;
  • Automatiza o atendimento através do uso de bots.

4. Use as métricas para o benefício da sua empresa

Um dos usos do WhatsApp para empresa que também é muito interessante é o uso de dados estatísticos para análise de desempenho.

O WhatsApp para empresas em processo de construção é o que impede que esse aplicativo realize análises estatísticas mais profundas.

Por enquanto, tem disponível somente a quantidade de mensagens lidas pelos clientes, mas em breve o aplicativo receberá novas atualizações nessas funções, que serão muito úteis.

A ideia é que esses dados sejam usados para planejamento e melhorias das estratégias realizadas no processo de vendas.

Veja também: Aprenda Agora a Usar Com Sucesso o WhatsApp Como Canal de Vendas

5. Crie um catálogo para apresentar seus produtos vendidos

Independente do porte da sua empresa, sempre é interessante que o cliente tenha acesso a um catálogo com os seus produtos.

Algumas empresas possuem uma quantidade muito grande de produtos que não podem ser apresentados todos de uma vez, mas você poderá escolher os principais para apresentar no WhatsApp para empresas.

Antes que um cliente contate sua empresa, ele precisa conhecer que tipo de produtos estão disponíveis ou ao menos ter uma base do que é vendido ou qual serviço é prestado.

Ninguém contrata uma empresa pelo WhatsApp às cegas sem interesse de compra, sem ao menos saber que tipo de produtos a empresa vende.

Além disso, a maioria dos clientes gosta de saber os valores prontamente sem precisar chamar um atendente para saber quanto custa e ver se está dentro de suas possibilidades financeiras.

Por isso, a criação de um catálogo é importante, pois ajuda a filtrar os clientes que poderão adquirir o produto ou não.

Outra função que você poderá inserir no catálogo da sua empresa é a quantidade de produtos disponíveis no estoque, para que o cliente consiga visualizar se algo estiver em falta e possa chamar um atendente de vendas para se informar sobre o prazo de reposição do produto, caso deseje comprar nessa loja específica.

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

Compartilhe este conteúdo
Este conteúdo foi escrito por
Autor Guest

Autor Guest

Guest Post escrito por um dos nossos parceiros especialistas. Quer fazer parte da nossa equipe de parceiros? Envie uma mensagem aqui.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento

Baixe Grátis seu eBook e venda melhor ⬇️

8 MANEIRAS DE GANHAR DINHEIRO NA INTERNET: Aprenda Como Gerar Renda Extra Online SEM Picaretagens

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela