Invista em Treinamento Para Vendedores e Veja Seus Resultados Decolarem

Descubra agora mesmo como treinamento para vendedores pode ser um diferencial para a sua empresa, otimizando ainda mais seus resultados.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Quem trabalha com vendas está sempre (ou pelo menos deveria) em busca de treinamento para vendedores, afinal, conhecimento nunca é demais e ainda melhora seus resultados.

Se você é esse tipo de profissional, está no lugar certo!

Continue a leitura e descubra mais sobre treinamentos de vendas e como isso pode te ajudar a vender ainda mais:

O que é treinamento de vendas?

Assim como em qualquer área em que treinamentos são importantes, na área de vendas não é diferente. É por meio dessa ferramenta que um vendedor consegue acessar as melhores técnicas e métodos que podem auxiliar durante o processo de venda, tornando-o ainda mais assertivo.

Além disso, é possível formar uma equipe inteira com os mesmos direcionamentos, o que torna tudo ainda mais harmonioso, rápido e eficaz.

Segundo a American Society for Training & Development, o treinamento de vendas é dividido em três categorias:

Auto estudo: Aqui, o vendedor pode contar com leituras e atividades com instruções já programadas.

Treinamento em sala: Participação em palestras, discussões em grupo, estudos de caso e o famoso “role play”, quando você simula alguma situação a partir de ensinamentos teóricos.

Treinamento no trabalho: Instrumentalizar líderes e vendedores a colocar em prática toda a teoria aprendida.

Mesmo que separado em 3 categorias distintas, é recomendado que o treinamento de vendas seja conduzido combinando todas as categorias, afinal, desta forma é possível colher os melhores resultados.

Como disponibilizar o treinamento para vendedores?

Agora que você já tem uma noção sobre o que é um treinamento para vendedores, compreender quais formatos podem ser oferecidos é importante para definir qual o melhor para a sua equipe de vendas.

Existem diversas maneiras de ofertar esse treinamento, como por exemplo:

  • Uma ação de capacitação padrão da área, que pode ser realizada por qualquer vendedor;
  • Programa focado apenas em líderes;
  • Treinamentos obrigatórios, como por exemplo: lançamento de produtos ou serviços;
  • Treinamentos realizados em ambiente virtual.

Para te ajudar a compreender melhor, separei alguns formatos que podem ser utilizados na hora do treinamento, principalmente neste momento de isolamento devido ao Covid-19:

1. Lives

Com certeza você já assistiu alguma live durante a quarentena, certo? Eu também! É nítido o avanço que essa ferramenta teve nos últimos tempos.

Este formato é muito bom quando pensamos na facilidade de interação com o facilitador da formação. Podemos chamar de uma ferramenta instantânea, em que o feedback acontece no mesmo momento e acaba oferecendo uma relação ainda mais dinâmica durante o treinamento.

2. Vídeo aulas

Muitas vezes o ponto mais importante para um profissional poder participar de um treinamento é flexibilidade de horários.

Utilizando o formato de vídeo aulas ou também chamado de conteúdo gravado, é possível que o vendedor assista a formação na hora que quiser, ou melhor, puder!

Desta forma, as aulas são disponibilizadas em uma plataforma própria e é possível assistir as formações sempre que necessário.

O único ponto negativo é não poder interagir com o facilitador durante o treinamento, mas é comum que ferramentas de comunicação, como e-mail, sejam oferecidos para dúvidas serem tiradas.

2. Pílulas de conhecimento

Aqueles áudios ou vídeos curtinhos que são enviados em grupos do WhatsApp e que ao mesmo tempo que podem ser consumidos de maneira instantânea, passam a mensagem escolhida pela organização.

Esse é um método muito utilizado por líderes para conseguir treinar suas equipes durante a rotina, no ”dia a dia”, sem precisar reservar um tempo específico para isso.

É um formato muito prático e objetivo.

4. Podcast

O queridinho dos usuários de streaming, o podcast é um formato que tem sido muito utilizado para divulgar conteúdos importantes.

Afinal, a facilidade para consumir esse tipo de conteúdo, em qualquer hora do dia e lugar, fez com que esse formato chamasse atenção para a produção de treinamentos corporativos.

5. Gamificação

Esse é um outro formato que tem se tornado cada dia mais utilizado, principalmente agora durante o trabalho remoto.

Você simplesmente adota a lógica, regras e a estética de um jogo eletrônico e consegue oferecer um treinamento mais dinâmico e que desperta a atenção da sua equipe.

Por que investir em treinamento de vendedores?

Sabemos que vender pode até ser um dom, mas também é um conjunto de técnicas bem aplicadas. Não há melhor forma para se formar um bom vendedor que não seja por mio de um bom treinamento.

Assim, é possível oferecer uma boa ferramenta que auxilia não só a entender como o mercado funciona, como também se destacar em meio a tantas ofertas.

É comum ver empresas ignorando a importância de preparar seus profissionais. Infelizmente, isso reflete diretamente nos resultados e pode ser um grande problema mais pra frente.

Por isso, invista em treinamentos para sua equipe! Um bom programa de formação pode não só otimizar os resultados, como também, aumentar a autoridade da sua empresa, melhor a experiência do consumidor e aumento de produtividade dos vendedores.

Lembre-se: no mercado de vendas, há muito dinheiro sendo investido em treinamento justamente para garantir que a equipe de vendas esteja capacitada para não só fechar bons negócios, como também, fidelizar clientes.

Como estruturar um bom treinamento de vendas?

Como dito anteriormente, há inúmeros formatos que podem ser utilizados na hora de disponibilizar um treinamento. De todo modo, há dicas que devem ser levadas em conta na hora de estruturar um treinamento para vendedores.

Para isso, é importante levar em consideração 4 etapas:

Análise das necessidades: É importante considerar quais são as diferenças individuais de cada participante do treinamento e como os objetivos organizacionais podem ser alcançados.

Desenho e implementação do plano: Após a análise, é importante idealizar e estruturar como será o treinamento, definindo métodos e conteúdos que serão trabalhados durante toda a formação.

Avaliação dos resultados: Essa é a famosa avaliação pós treinamento, que pode ser analisada a partir de dois pontos de vistas: sobre o processo ou sobre os resultados a partir dele.

Quais são os principais motivos para implementar treinamentos para vendedores?

Com o avanço do mercado, se tornou cada vez mais comum implementar treinamentos para vendedores no ramo empresarial. Isso acontece, não só pela necessidade de ter uma equipe bem qualificada, mas principalmente, para otimizar e gerir melhor o processo de vendas e garantir que as técnicas utilizadas sejam condizentes.

Além disso, separei uma lista de motivos que podem te convencer a investir nessa prática:

1. Investir em formação entrega resultados

Não há como não falar sobre resultados! Estudos apontam que um bom treinamento para vendedores está ligado diretamente com o aumento da produtividade e a qualidade do atendimento ao cliente.

Isso acontece, porque ao longo dos treinamentos, o nível de habilidade e conhecimento sobre vendas aumenta, o que acaba ocasionando uma performance em vendas muito melhor, o que aumenta os resultados da empresa.

Além disso, é uma ótima forma para motivar os vendedores e mostrar que a formação e qualificação é um ponto importante para a empresa.

2. Respeito à cultura de vendas da empresa

Um bom treinamento de vendas não foca somente em garantir que o vendedor saia com conhecimento suficiente para trazer bons resultado, mas sim, leva em consideração qual a cultura de vendas da empresa e como otimizá-la pode ser um diferencial.

Antes de construir um treinamento de vendas, é importante saber diagnosticar e classificar qual o tipo de cultura que a empresa em questão carrega. Como tudo no marketing, não há uma receita pronta e é importante saber analisar frente a cada realidade.

3. Invista em tecnologia durante a capacitação

A transformação digital é uma forte aliada e por isso, a tecnologia tem sido tão presente durante os treinamentos para vendedores.

A partir disso, é possível investigar quais são os pontos que atraem mais o cliente para fechar um venda, como também, identificar quais são os resultados que uma boa estratégia de vendas nas mídias sociais pode trazer.

Além disso, é possível treinar e melhorar as habilidades dos vendedores, o que potencializa ainda mais os resultados futuros.

4. Praticidade

Um ponto importante é garantir que o treinamento seja prático. Tudo que é muito dificultoso acaba por não atrair o público, o que acaba não só prejudicando toda uma estratégia de vendas, como também a aplicação do treinamento.

Deixe de lado treinamentos muito longos, extremamente teóricos e invista em dinâmicas, aulas práticas e dicas que podem ser colocadas em prática.

5. Desenvolve uma cultura de aprendizado

O ponto principal não é somente conseguir identificar quais são as necessidades que a sua equipe de vendas possui, mas também, oferecer um treinamento que seja capaz de trazer bons resultados e ser convertidos em vendas no final do processo.

Mas isso só é possível quando a empresa consegue desenvolver uma cultura de aprendizagem, afinal, de nada adianta um vendedor passar por um treinamento, se ele não for motivado e compreender a real importância daquela formação, tanto para o seu posicionamento na empresa, como também em sua carreira profissional.

Além disso, pensar em formações que sejam contínuas e que os resultados podem ser vistos diariamente, é fundamental para garantir que os vendedores estejam em harmonia com a estratégia da marca.

Lembre-se: a performance do vendedor da sua empresa também é sua responsabilidade!

Agora que você já sabe mais sobre treinamentos para vendedores, não deixe de aplicá-los em sua equipe de vendas e veja seus resultados decolarem. ✌🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela