Como Estruturar Um Perfil Campeão no LinkedIn e Torná-lo Muito Mais Competitivo e Profissional

Perfil no LinkedIn
Conheça agora 15 dicas infalíveis de como estruturar seu perfil no LinkedIn e otimizar seus resultados profissionais utilizando a plataforma.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Uma das orientações para conquistar um lugar no mercado de trabalho é estruturar um currículo atrativo e completo. Com o avanço da tecnologia, muitas empresas e profissionais começaram a adotar uma nova forma de se conectar profissionalmente. Uma dessas formas é criando um perfil no LinkedIn — a maior rede social corporativa.

Dessa forma, a rede social acaba “substituindo” o currículo em muitas áreas, e aí que vem a importância de se construir um bom perfil. Pensando nisso, separei algumas dicas super acessíveis para quem está começando agora.

Continue a leitura!

Qual a importância de estruturar um perfil no LinkedIn?

É possível que você já tenha ouvido falar nessa plataforma, mas talvez ainda não tenha explorado, como foi o meu caso. Quando criei minha conta foi com interesse em me candidatar a uma vaga de emprego (inclusive, essa! ✌🏾). Mas quando me deparei com a rede social, fiquei assustada.

Não sabia como estruturar meu perfil no LinkedIn e muito menos como me conectar com outros profissionais, empresas e líderes. Foi pensando nisso que decidi escrever esse artigo de maneira super acessível para quem tem as mesmas dúvidas que eu tinha quando ingressei nesta rede.

Engana-se quem acredita que o LinkedIn é uma plataforma focada única e exclusivamente em negócios. No mesmo espaço, você ainda pode desenvolver o seu marketing pessoal, potencializar seu networking, ter conhecimento de novos cursos na área, formações e oportunidades.

Imagine você conseguir alçar novos voos enquanto utiliza a internet? Esse é um dos pontos principais que você pode alcançar ao se cadastrar na plataforma. Por isso separei este passo a passo com 15 dicas bem simples para você seguir na hora de estruturar o seu perfil no LinkedIn.

▶️ Assista este vídeo no LinkedIn e veja na prática como estruturar um Perfil Campeão 🏆

1. Tenha uma foto profissional

Aquele papo de que a primeira impressão é a que fica funciona na hora de escolher a foto para o seu perfil no LinkedIn. Aqui é melhor passar longe da maioria das fotos que a gente publica nos stories do Instagram e essas fotos mais informais.

É importante que você escolha uma foto que transpareça o seu perfil profissional, mas que também desperte suas qualidades. Nada daquelas fotos sem graça e padronizadas, viu? É interessante causar um bom impacto logo de cara!

Invista em fotos mais carismáticas, que demonstrem segurança e criatividade… Tudo isso sem perder a pose profissional. Sua foto deve ser escolhida pensando que esse é um dos fatores decisivos para um perfil ser selecionado pelos recrutadores.

Outro ponto importante é investir em vestimentas e fundo neutros, imagens em boa resolução e, principalmente, iluminações adequadas para o ambiente.

2. Estruture seu “Título” contando o problema que você resolve

Engana-se quem acha que a parte do título deve ter, obrigatoriamente, seu cargo e a empresa em que você trabalha. Aqui você precisa investir na criatividade, afinal, uma das formas mais atrativas de utilizar essa ferramenta é demonstrando quais dores das empresas você pode solucionar com o seu trabalho.

Ali você pode destacar quais são suas qualidades profissionais, especialidades e as palavras-chaves que podem auxiliar os recrutadores a te encontrarem na rede social.

Ao invés de você destacar qual cargo possui em uma empesa, mostre qual valor você oferece ao executar o seu trabalho. Um bom exemplo é o título utilizado pelo fundador da nossa empresa, o querido Gui Nery:

”Otimizo o Crescimento das Empresas através da Transformação Digital em Marketing e Vendas B2B”

Perfil no LinkedIn

 

3. Utilize uma imagem de capa

Aqui você pode abusar de sua criatividade, mas sem perder o profissionalismo certo?

A imagem de capa ou de fundo, como queira ser chamada, é uma forma de atrair atenção das pessoas para o seu perfil e demonstrar informações importantes sobre você e sobre o seu setor.

Aposte em coisas novas!

4. Potencialize o uso do ”Sobre”

Logo depois de analisar a foto escolhida e qual título você usou no seu perfil, é hora de expor um pequeno resumo sobre sua vida profissional e mais informações que você considere importante listar em seu perfil no LinkedIn.

Aqui você deve mostrar qual a sua identidade profissional, uma mini apresentação mas que forneça um panorama completo e atrativo sobre você para os possíveis recrutadores de profissionais.

Você pode listar, ainda, suas paixões e preferências na área que atua, o histórico profissional, se já trabalha qual a posição que ocupa em determinada empresa e uma chamada convincente pra quem visita seu perfil, um famoso Call-to-action.

Não esqueça que é melhor que você escreva na primeira pessoa, pode criar listas para facilitar a leitura e o foco é vender seu perfil 🙂

5. Utilize e-mail e páginas corporativas

Como falamos antes, o LinkedIn é uma rede social focada em negócios e em conexões entre profissionais e empresas. Por isso, utilizar um e-mail corporativo (ou pelo menos que não seja “[email protected]”) pode ser interessante e mais atrativo na hora de entrarem em contato com você.

Na hora de adicionar a página da empresa na qual você trabalha, preste atenção para selecionar a oficial e que possua o logotipo correto da empresa. Isso ajuda na hora de apresentar o seu perfil e aumenta a credibilidade do profissional.

6. Não deixe de citar suas experiências profissionais

Tudo o que você viveu até aqui foi o que potencializou o profissional que você é, correto? Então citar as suas experiências e conquistas dentro e fora das empresas é importante para mostrar quais caminhos você já percorreu.

Uma forma inteligente é contar o seu histórico profissional de uma maneira sucinta, dinâmica e com uma linguagem acessível, assim potencializando outras trajetórias profissionais.

Você pode investir também em ferramentas mais atrativas, como os recursos de mídia, fotos, vídeos e apresentações, por exemplo.

7. Insira sua formação acadêmica

A gente passa tanto tempo estudando e na hora de estruturar o seu perfil no LinkedIn isso precisa ser levado em conta.

Inserir a formação acadêmica é importante também na hora de ter o perfil encontrado pelos recrutadores. Não somente o curso, mas a instituição cursada e as áreas pesquisadas na formação.

8. Mencione suas experiências voluntárias

Em outro artigo que já escrevi aqui no blog sobre Soft Skills, falamos sobre a importância de possuir habilidades pessoais que agreguem valor para o seu ambiente de trabalho. A empatia é uma delas e isso reflete por exemplo, em trabalhos voluntários que você pode ter realizado ao longo da sua carreira profissional.

Inserir trabalhos voluntários no seu perfil no LinkedIn agrega uma imagem positiva para o seu perfil profissional. É sempre bom mencionar a ONG ou qualquer outra instituição ou projeto que você tenha atuado.

9. Não deixe de explorar a plataforma

Lembre-se que um perfil completo é mais atrativo, por isso é importante preencher todas as questões que ficam públicas no perfil.

Não esqueça que você pode adicionar seções no seu perfil e construir oportunidades:

  • Certificados e licenças de cursos
  • Trabalhos voluntários
  • Competências de carreira
  • Experiências de trabalho
  • Formações e pesquisas acadêmicos
  • Cursos para aprimorar conhecimentos
  • Reconhecimentos e destaques
  • Idiomas que você domina

É importante que na hora de estruturar o seu perfil no LinkedIn você aproveite para destacar todas as suas qualidades profissionais.

10. Conecte-se com profissionais e influenciadores

Você já reparou que os gestores, líderes e grandes especialistas possuem perfis no LinkedIn e ainda compartilham ideias e tendências que utilizam em seus negócios?

Por esse motivo construir networking na plataforma e ficar ligado nos perfis de grandes influenciadores é uma boa forma de não perder nenhuma novidade.

Já corre lá e solicita conexão com as suas referências na área!

11. Dê e peça recomendações

Essa é uma forma de potencializar outros perfis e em conta partida potencializar o seu perfil pessoal também. Essa opção te ajuda a compartilhar apoio a outros usuários.

Você pode recomendar competências, aumentar sua reputação na plataforma e demonstrar sua credibilidade de com outros profissionais que já tiveram experiências com você.

12. Adicione suas competências

Não se acanhe, o certo é adicionar o máximo de competências possíveis ao seu perfil no LinkedIn!

Isso funciona como um dos principais filtros para os recrutadores na hora de buscar profissionais para determinadas vagas.

Só não esqueça: Inclua apenas as competências que você realmente possui, ok?

13. Interaja com suas conexões

Sabe aquela velha história de acumular seguidores e as vezes até comprar (o que a gente acha muito errado!) só para ver os números crescendo?

No LinkedIn não adianta você ter inúmeras conexões e deixá-las sem interação. É importante você alimentar constantemente essas relações. Você pode parabenizar seus colegas por suas conquistas profissionais, data de aniversário, promoções de cargo, conquistas de novos empregos.

Curta, comente, compartilhe e indique a publicação das suas conexões, isso também ajuda para que o algoritmo te note.

14. Traduza seu perfil para outros idiomas

Eu sei que a exigência de falar outras línguas para além do português (inglês por exemplo) pode ser algo que prejudica uma grande parcela de profissionais que não tem acesso aos cursos de outras línguas facilmente.

Para isso, podemos utilizar algumas ferramentas que auxiliam nesse processo, como o Google Tradutor, por exemplo. Traduza o título, o ”sobre” e tenha seu perfil visitado por mais pessoas.

Isso é imprescindível, por exemplo, para quem deseja se posicionar no mercado internacional.

15. Compartilhe conteúdos que agreguem valor

Esse ponto é também muito importante quando o assunto é perfil no LinkedIn. Produzir textos, emitir opiniões e fortalecer debates na rede que agreguem valor é um ponto positivo para você.

Cada vez mais, perfis que abrem discussões sobre diversos temas, desde diversidade, questões raciais até geracionais no mercado de trabalho, por exemplo, são bem vistos e acabam se tornando referências para outros profissionais.

Lembre-se de compartilhar conteúdos que sejam relevantes para você e que enalteçam seu ponto de vista.

Agora que você já conhece essas 15 dicas, corre lá para se cadastrar ou otimizar seu perfil no LinkedIn. Não deixe de aproveitar este passo a passo para otimizar seus resultados profissionais. 👊🏾

Confira também: Como Prospectar no LinkedIn e Vender Infinitamente Mais Usando Outbound Sales 2.0

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela