O Que São Metas SMART e Como Implementar Metas Realmente Inteligentes no Seu Negócio (e na Vida)

metas smart
Conheça agora as Metas SMART e aprenda a aplicar metas concretas e inteligentes no dia a dia para que sua empresa seja mais eficiente.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Para que a atuação de uma empresa seja eficiente, ela precisa se alicerçar em metas concretas. Não basta eleger apenas metas generalizadas; o ideal é apostar em metas SMART.

Metas e objetivos não são desafios jogados para o time de colaboradores sem contextualização.

É necessário escolhê-las com critério e equilíbrio. A qualidade do desempenho dos profissionais envolvidos depende disso.

Inclusive a hora de fazer o acompanhamento dos resultados gerados pela equipe é influenciada por isso.

As metas SMART reúnem as características desejáveis para que a elaboração de metas de uma empresa seja eficaz de verdade.

Acompanhe o texto a seguir para conhecê-las, compreender os benefícios e as formas de aplicá-las aos negócios.

O que são as metas SMART?

São metas criadas de acordo com os parâmetros de uma metodologia empresarial. O nome “SMART”, que significa “esperto” na língua inglesa, faz referência aos 5 atributos da meta adequada e que possibilita otimizar os resultados.

Segundo esse conceito, a meta qualificada deve ser:

  • Specific (específica);
  • Measurable (mensurável);
  • Attainable (realizável);
  • Relevant (relevante);
  • Time (temporal).

Estamos diante de cinco características que, em larga medida, podem determinar a qualidade de campanhas de Marketing Digital, fluxo de produção, relacionamento com fornecedores e clientes, e muito mais.

Conheça essas características mais de perto nos tópicos abaixo.

Específica

Uma boa meta deve ser específica, pois os colaboradores precisam saber exatamente o que fazer para concentrar esforços. Ou seja, a objetividade é essencial.

O foco deve ser resolver problemas e alcançar objetivos com exatidão, sem espaço para dúvidas, determinando o que será feito e o porquê.

Mensurável

A mensuração diz respeito à possibilidade de medir os resultados gerados. No ramo do marketing, mensurar é um pilar central de todas as estratégias, inclusive.

Afinal, de nada adianta investir tempo e dinheiro em uma campanha ambiciosa se não há modos de verificar o sucesso ou o fracasso dela, otimizando o que for necessário.

Realizável

A meta tem que ser realizável. Ou seja, os membros da empresa precisam ter as condições materiais e profissionais para alcançar o que é proposto.

Isso não quer dizer se limitar à zona de conforto. Propor metas desafiadoras é saudável e recomendável.

No entanto, é preciso ter clareza sobre as limitações do negócio. Caso contrário, ninguém vai ser capaz de alcançar o que foi proposto, o que gera desperdício de recursos e de tempo.

Relevante

De modo semelhante, a relevância tem a ver com o impacto que determinada meta vai provocar no negócio. Se ela não render frutos, a equipe vai ficar desmotivada porque os esforços terão sido em vão.

Para ter garantia disso, é recomendável escolher os KPIs que guiarão o desempenho de todos.

Os KPIs são os indicadores que servem para avaliar a performance da empresa. São tipos específicos de métricas. Também têm a ver com a mensuração de resultados, já citada mais acima.

Temporal

Por fim, toda meta precisa vir acompanhada de um prazo realista para ser concretizada. Essa informação é fundamental para guiar a atuação da equipe.

Estabelecer qualquer meta sem prever qual será o tempo hábil para realizá-la não é indicado. Afinal a equipe precisa de um prazo para se organizar e direcionar esforços de maneira eficiente.

Veja também: Estratégias de Marketing Digital e Crescimento Que Toda Empresa de TI e SaaS Precisa Conhecer

Quais são os benefícios das metas SMART?

A partir do reconhecimento das características que compõem as metas SMART, é possível começar a visualizar as vantagens que elas representam.

Essa metodologia é muito útil para construir um fluxo produtivo mais ágil e assertivo, além de maximizar a motivação dos funcionários dedicados a usar o Instagram Ads.

Leia os tópicos abaixo e entenda melhor de que maneira essa técnica pode melhorar toda a realidade da sua empresa.

Mais coletividade

A execução das metas se torna um processo mais colaborativo. Com isso, os profissionais de setores diferentes trabalham coletivamente em prol de um objetivo em comum.

Essa é uma característica excelente para incentivar a construção de um clima organizacional saudável e produtivo.

O compartilhamento de informações entre departamentos se mostra central para o sucesso do negócio.

Logo, todos os membros envolvidos conseguem vislumbrar o progresso das metas e realmente ter a certeza de que os esforços estão valendo a pena.

Reconhecimento de talentos

As metas SMART privilegiam a autonomia. Ninguém precisa esperar ordens específicas para pesquisar sobre como funciona o Facebook Ads, pois há liberdade para que os profissionais façam isso por conta própria.

A longo prazo, o gestor passa a identificar novos talentos e figuras de liderança dentro do time da empresa.

Dar espaço para que profissionais acima da média possam se destacar é imprescindível para cultivar um ambiente corporativo de sucesso.

Aumento da produtividade

Metas mais claras influenciam muito a produtividade. Os colaboradores enxergam a realidade da empresa de forma mais aguçada e os resultados conquistados refletem isso.

Todo o ciclo de atividade se dá de modo organizado e otimizado. Isso ajuda os funcionários a terem mais foco no que deve ser feito.

A partir daí, ações como anunciar no Google Ads ocorrem com fluidez e agilidade, sem prejudicar a qualidade do trabalho que é entregue.

Transmissão de feedbacks

Metas mensuráveis facilitam na hora que o gestor precisa dar feedbacks aos colaboradores. O desempenho pode ser avaliado com exatidão usando dados estatísticos.

Essa característica é notável porque permite que o funcionário visualize com clareza a qualidade do trabalho executado.

O gestor responsável pelo feedback também se beneficia. Ele tem condições de mostrar a todos o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado.

Como aplicar as metas SMART?

Chegou a hora de entender como essa metodologia deve ser colocada em prática no ambiente corporativo.

Destacamos que as metas SMART são referências concretas do sucesso e da inovação típicas de empresas renomadas.

Por isso, elas precisam ser tratadas com mais atenção do que meras ideias em um papel. Confira como aplicá-las com qualidade a seguir.

Faça o planejamento

Toda meta SMART tem que ser planejada com antecedência. São definições que levam em conta as condições, necessidades e objetivos do negócio.

Portanto, as estratégias que serão utilizadas para concretizar cada meta devem ser delineadas antes.

Isso também inclui pensar em estratégias alternativas para o caso de haver algum imprevisto.

Assim, é preciso estar preparado para manter um bom nível de produtividade, mesmo nos cenários mais adversos.

Valorize a comunicação interna

Conforme já destacamos neste texto, a realização das metas é inerentemente coletiva. Ou seja, se a empresa não tiver um bom sistema de comunicação interna, haverá problemas.

Existem vários recursos destinados à comunicação corporativa. Desde aplicativos de mensagem até sistemas ERP e CRM, é plenamente possível investir em tecnologias que aprimoram a comunicação corporativa como um todo.

Mensure os resultados

O processo de mensuração deve ser feito com continuidade e frequência. Afinal, ele é o termômetro principal para saber se o desempenho está atendendo às expectativas.

Quem mensura frequentemente tem possibilidades de fazer correções e reconfigurações sem prejudicar a produtividade.

A qualidade desse processo depende diretamente das métricas e KPIs escolhidos para a ocasião.

Esses elementos devem ser eleitos de acordo com o cenário em que a empresa está inserida e os objetivos traçados, permitindo otimizar o resultado. Também por esse motivo, não existe uma fórmula pré-estabelecida.

Faça ajustes

Nenhuma meta SMART precisa ser tratada como fixa ou imutável. Com isso, é de bom tom fazer alterações e ajustes caso seja necessário.

Uma empresa em franco crescimento tem capital para investir em estratégias de inovação. Uma empresa em recessão, não.

No primeiro caso, as metas devem servir para impulsionar ainda mais a evolução do negócio. No segundo caso, a intenção deve ser minimizar danos e reverter os cenários.

Por isso, não hesite caso seja preciso reduzir as ambições no momento. A meta tem que ser realizável, não esqueça disso.

Otimize recursos

A aplicação desse tipo de meta também é uma questão de controlar melhor o orçamento disponível.

A união das cinco características (especificidade, mensurabilidade, alcance, relevância e temporalidade) é instrumental para a melhora na gestão financeira.

Se determinadas estratégias não estão surtindo efeito, é possível interrompê-las a tempo de evitar grandes prejuízos e verificar o que pode ser revisto e reaplicado.

Além do mais, os prazos pré-estabelecidos auxiliam em todo o planejamento orçamentário. O resultado é que a sua empresa dificilmente vai se endividar.

Conclusão

Os fundamentos das metas SMART dão as ferramentas necessárias para otimizar todo o fluxo de produção das empresas.

É importante observar cada um dos cinco aspectos que compõem o conceito. Dessa forma, é mais fácil desenvolver metas importantes de verdade.

Quem trabalha na área executiva sabe que a inovação deve dar o tom do desempenho, enquanto a relevância de uma marca no mercado depende diretamente da capacidade de inovar que ela apresenta.

Ao longo do material apresentamos um conceito fundamental para alavancar essa inovação. Por isso, use as metas SMART para aprimorar o posicionamento da marca frente aos consumidores e concorrentes.

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Autor Guest

Autor Guest

Guest Post escrito por um dos nossos parceiros especialistas. Quer fazer parte da nossa equipe de parceiros? Envie uma mensagem aqui.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento

Baixe Grátis seu eBook e venda melhor ⬇️

FERRAMENTAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER – Turbine Seus Negócios em 2022 com a Transformação Digital

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela