Como a Jornada de Compra do Cliente Pode Duplicar as Vendas da Sua Empresa

Jornada de compra
Descubra agora mesmo como percorrer cada etapa da Jornada de Compra e veja seus resultados em vendas decolarem de uma vez por todas.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

O inbound marketing trouxe algumas mudanças  para o mercado, inclusive nas estratégias de divulgação e venda dos produtos e serviços de uma empresa. Com isso, o que antes poderia ser visto como algo invasivo, hoje foca apenas nos potenciais clientes e em sua jornada de compra.

Isso se faz necessário para a construção de um planejamento de vendas que seja não só atrativo para os clientes, mas que direcione todas as suas ações a partir da forma com que o cliente se comporta durante o processo de compra.

Quer saber mais sobre a jornada de compra e como isso pode orientar a sua equipe de vendas?

Continue a leitura!

O que é a jornada de compra?

De maneira resumida, é a forma com que é possível definir o estágio comercial que um cliente se encontra.

A partir disso, o profissional de marketing busca compreender quais são os hábitos de consumo de uma pessoa, garantindo que o cliente chegue na última etapa da jornada de compra e feche negócio.

O trabalho foca diretamente em suprir às necessidades do consumidor, produzindo e entregando conteúdos valiosos que impulsionem o avanço na jornada, o que facilita muito na hora do vendedor entrar em cena.

Para compreender melhor a jornada de compra, é importante visualizar que ela se divide em 4 etapas e que todas elas são importantes para garantir o sucesso da negociação:

A primeira etapa foca no aprendizado. Neste caso específico, o cliente ainda não afirma possuir um problema ou necessidade a ser suprida por um produto ou serviço.

A segunda trabalha o reconhecimento. O consumidor pesquisa e busca informações que acabam despertando a percepção sobre determinado problema ou necessidade.

Em terceiro,  temos a consideração. Aqui o cliente já sabe que possui um problema e começa a buscar soluções, preferindo sempre as que atendem melhor sua necessidade.

E por último, a quarta etapa é a da decisão. O cliente analisa quais são as opções disponíveis no mercado e decide finalmente qual será o produto ou serviço escolhido.

Essa última etapa é a que buscamos alcançar durante toda a jornada de compra, mas lembre-se: todo esse processo requer o máximo de paciência possível e a certeza de que todas as etapas foram trabalhadas de maneira assertiva, buscando prospectar o cliente.

Jornada de compra x Funil de Vendas

Assim que um cliente decide adquirir um produto ou serviço, ele já está apto para entrar no funil de vendas.

Se você ainda não sabe, a jornada de compra atua diretamente com o funil de vendas, tendo cada uma de suas etapas como referência para cada momento que o cliente se encontra no funil.

Veja aqui →  Aprenda Agora o Que é Funil de Vendas e Como Aplicar na Sua Empresa

O funil de vendas se divide em topo, meio e fundo de funil:

  • Topo de funil: Os clientes estão na etapa de aprendizado, aqui o foco é conseguir despertar o interesse do consumidor, indicando possíveis problemas e necessidades.
  • Meio de funil: Aqui, os clientes estão na etapa de reconhecimento e por isso é preciso produzir conteúdos que agreguem valor, incentivando que a sua empresa oferece exatamente a solução que ele procura.
  • Fundo de funil: Esse é o momento crucial e os clientes estão na etapa de consideração e decisão, ou seja, é o momento de comparar os produtos e serviços que foram ofertados no mercado e decidir qual negócio será fechado.

Outro ponto importante é que quanto mais um cliente está avançado no funil de vendas, mais qualificado ele está. O que torna ainda melhor para o vendedor e aumenta as possibilidades de fechar a venda.

Quais são as vantagens da jornada de compra?

Tenha certeza: quando uma empresa sabe trilhar bem a jornada de compra, os resultados são bastante positivos e acabam influenciando diretamente na quantidade de negócios fechados pela equipe de vendas.

Isso acontece porque, ao analisar os hábitos de consumo do cliente, é possível colher um número considerável de informações. Dessa forma, é possível tornar a abordagem de venda pessoalizada e focada na etapa em que o consumidor se encontra.

Mas, vamos ao que interessa! Quem não gosta de saber quais são as vantagens para a sua empresa, certo?

Fique ligado e confira alguns benefícios que a jornada de compra pode oferecer:

1. Saber definir em qual momento o cliente está

Não conhecer o seu cliente e o estágio em que se encontra é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer. De verdade!

Isso acontece porque cada cliente está em um momento específico e como tudo no marketing, não há uma receita de bolo e nem tudo o que funciona com um cliente, funciona com o outro.

Ao ignorar  a etapa da jornada de compra em que o consumidor está, é possível que o “não” chegue bem rápido, afinal, se o cliente estiver ainda na primeira etapa (aprendizado) e o vendedor já chegar oferecendo o seu produto, é comum que você não só perca o cliente como também esteja desperdiçando todo o trabalho investido até aqui.

2. Melhora o relacionamento com os clientes

Para garantir o sucesso com a jornada de compra, é necessário conhecer muito bem o cliente e nutrir um bom relacionamento.

Para saber identificar a etapa em que o consumidor se encontra, é importante saber:

  • quem é o público alvo;
  • quais são seus desejos;
  • quais as suas necessidades que devem ser solucionadas;
  • os interesses com determinado produto ou serviço;
  • o hábito de consumo.

Ao coletar todas essas informações, é possível construir uma abordagem mais adequada para o momento do cliente em questão. Isso não só costuma trazer bons resultados de vendas, como também melhora ainda mais a relação com o consumidor.

Ótimo para prospectar novos clientes, melhor ainda para fidelizar aqueles que já conhecem os seus produtos e serviços.

3. Oferece conteúdos que agregam valor

Outro ponto importante da jornada de compra, sobretudo da etapa de “aprendizado”, é que ao analisar os hábitos de consumo do cliente, é possível produzir e oferecer conteúdos valiosos e que trazem informações importantes e despertam o interesse do consumidor.

Além disso, ao entregar esses conteúdos, o cliente entende de qual maneira a sua empresa pode solucionar os seus problemas e também tira possíveis dúvidas antes da compra.

4. Otimização do tempo e aumento da produtividade

Quando um vendedor acaba investindo o seu tempo em clientes que não são qualificados e estão longe da etapa de decisão, é comum que haja frustração ao analisar os resultados obtidos.

Por isso, quando a jornada de compra é construída de maneira adequada, as chances de fechar um negócio são ainda maiores e em um período de tempo menor.

Isso facilita o trabalho do vendedor e o torna ainda mais ágil, já que ao receber as informações do cliente, consegue utilizá-las para argumentar e colocar em prática sua estratégia de venda.

Qual tipo de conteúdo é o ideal para cada etapa da jornada de compra?

Agora que você já compreendeu como a jornada de compra acontece, é importante saber quais são os tipos de conteúdos valiosos que você pode oferecer aos clientes em cada momento.

Ao produzir os conteúdos certos, você acaba impulsionando o cliente e incentivando-o para chegar até a última etapa e fechar o negócio.

Lembre-se que ter um bom planejamento de conteúdos faz toda a diferença e otimiza o processo, fique ligado!

1. Aprendizado

Aqui o consumidor ainda está no topo do funil de vendas e ainda não sabe que possui um problema a ser resolvido e é seu papel despertar essa percepção nele.

Por isso, conteúdos que abordem temas de maneira mais ampla, mas ainda assim pessoalizada e que atraia a atenção do seu potencial cliente é essencial.

Invista em ebooks, webinars, posts em mídias sociais e também em e-mail marketing. O importante é qualificar o lead.

Você pode investir, por exemplo, em conteúdos que sejam trabalhados desta forma:

“Por que investir na jornada de compra é um diferencial para a minha empresa?”

Ou também:

“Descubra os 5 benefícios que a jornada de compra oferece e que vão fazer suas vendas decolarem”

2. Reconhecimento

Após a primeira etapa, o cliente já costuma compreender que há um problema a ser solucionada, mas ainda não sabe qual é o foco a ser solucionado.

Esse tipo de conteúdo deve identificar qual é esse problema e qual solução a sua empresa pode oferecer para o cliente.

Alguns exemplos são:

“O que você ainda não sabe como a jornada de compra”

Ou também:

“Como aplicar a jornada de compra em 4 passos simples”

3. Consideração 

Esse é o momento em que o cliente precisa ver a sua empresa como uma solução positiva para o seu problema, afinal, será isso que fará com que ele feche o negócio.

Lembre-se que o mercado é super competitivo e que ao mesmo tempo em que você analisa tudo isso, o seu concorrente faz (ou deveria fazer!) o mesmo.

Por isso, nesse tipo de conteúdo, é importante que a sua empresa se apresente como a melhor solução, incentivando que ele avance para a etapa de decisão.

Exemplo:

”Estudo de caso: Como a Marketing de Crescimento cresceu em 2021″

4. Decisão

Esse é o momento mais esperado por todo profissional! É aqui que o cliente decide e pode finalmente fechar a compra com você.

É um momento propício para investir nas melhores técnicas de vendas e oferecer um conteúdo de qualidade e que desperte o interesse do consumidor.

Para isso, é possível oferecer um período gratuito de teste do produto ou serviço ou até mesmo mostrar, de maneira comparativa, como a sua empresa é a melhor opção do mercado.

Nesta etapa, você pode produzir conteúdos como:

“Por que a Marketing de Crescimento é a minha melhor opção?”

Ou até mesmo:

“Compare agora: 10 vantagens exclusivas que apenas nossos clientes possuem”

Agora que você já sabe mais sobre a jornada de compra e como trabalhar em cada etapa, não deixe de produzir conteúdos valiosos para qualificar os leads e veja seus resultados com vendas crescerem ainda mais!✌🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Maria Carolina

Maria Carolina

Passou pela história e pela pedagogia, mas foi no Marketing que se encontrou. Do pé que brotou Maria, nasceu Oyá Denan. Mulher negra, Ìyàwó, tem pimenta na boca, dendê nas veias e escolheu ser vento sul em Salvador. Apaixonada por poesia, escreve para que suas palavras ecoem.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento

Baixe Grátis seu eBook e venda melhor ⬇️

FERRAMENTAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER – Turbine Seus Negócios em 2022 com a Transformação Digital

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela