O Que é Crowdfunding e Algumas Boas Dicas pra Atrair Investidores Pro Seu Negócio

Crowdfunding: Conceito e Dicas pra Atrair Investidores pro Seu Negócio
O crowdfunding pode ser um meio para atrair investidores para o seu negócio. Conheça este conceito e saiba como.

👇🏾 O que você verá neste artigo:

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Imagina a seguinte situação: Você sonhou muito tempo em abrir um restaurante, mas chegou na hora de colocar em prática e o dinheiro se tornou um problema. Em outros tempos isso seria visto como um impedimento, mas hoje já uma solução para isso: o crowdfunding.

Seja quem quer começar a empreender, um empreendedor individual, uma pequena empresa ou um grande negócio, o que todos têm em comum são seus projetos que buscam alavancar os seus negócios por meio de soluções que trazem benefícios ao empreendimento; a satisfação das necessidades de um público-alvo e dos seus clientes.

No entanto, em muitos casos, ter recursos financeiros que possibilitem tirar estes projetos do papel é a fase que dificulta ou, até mesmo, inviabiliza sua realização. E é aí que o crowdfunding entra: Uma solução vinda de uma necessidade.

Mas você sabe o que isto significa?

Conhece as melhores práticas que este método contempla? Pensando nisto, preparamos este artigo que contém excelentes dicas para lhe ajudar a captar investimentos através do crowdfunding.

O que é crowdfunding?

Antes de abordarmos as melhores práticas do crowdfunding, é muito importante que você entenda como funciona este método.

O crowdfunding (que, traduzindo para o português, significa “financiamento colaborativo”) é uma solução para empreendedores e empresas, que encontraram meios de colocarem seus projetos em prática através da ajuda de apoiadores.

Ou seja, pessoas que acreditam no negócio e no projeto e, deste modo, realizam contribuições para ajudar a concretizar o projeto.

Algumas pessoas pensam que isso iniciou com o avanço da tecnologia, mas não. O financiamento coletivo é um método que é utilizado há muito tempo.

Acontece que com a internet, o crowdfunding tem se tornado cada vez mais popular. Afinal, a conexão facilitada entre quem vende a ideia e quem decide investir nela fez com que esse método tomasse proporções muito grandes.

Como funciona o financiamento coletivo?

Como falamos anteriormente, a internet e suas conexões expandiram o alcance das campanhas de crowdfunding.

Para ter uma campanha online, basta que você escolhe a plataforma que vai utilizar. É importante que haja atenção nos termos de usos de cada uma.

Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas para você:

Catarse

É considerada a primeira plataforma de financiamento coletivo aqui no Brasil. Está no ar desde janeiro de 2011.

Segundo a plataforma, o manifesto de fundação diz que o site nasce de uma dor: ver gente brilhante com projetos engavetados.

A plataforma faz tanto sucesso que já ajudou mais de 14 mil projetos a saírem do papel, isso totaliza mais de 140 milhões de reais em prol de projetos diversos do país inteiro.

Catarse

Kickante

Uma outra plataforma de crowdfunding que também atente campanhas das mais variadas metas e ainda possui um cunho mais social.

Na kickante, os pagamentos das contribuições podem ser diversificadas, incluindo a possibilidade de parcelamento. O custo administrativo já é mais em conto e as taxas são menores.

Kickante, plataforma de crowdfunding

Vakinha

A plataforma que nasceu com uma dessas histórias reais. Com o intuito de juntar dinheiro para poder comprar os presentes de casamento em um outro país, perceberam que não haviam soluções práticas para isso a não ser captar pessoalmente.

A partir disso, em 2009 o site surgiu com a ideia de fazer a famosa vaquinha da vida real utilizando a facilidade da internet.

Vakinha, plataforma de crowdfunding

Benfeitoria

Essa plataforma de financiamento tem um diferencial muito positivo: Não é cobrada nenhum tipo de comissão para que a campanha seja dirigida pela Benfeitoria.

Já somam mais de 6 mil projetos e mais de 79 milhões de reais arrecadados para fortalecer os projetos.

Outro ponto interessante é a parceria com o Matchfunding BNDES +, possibilitando que projetos que foquem no Patrimônio Cultural Brasileiro sejam selecionados, recebendo mais dois reais por cada um real recebido.

Benfeitoria, plataforma de crowdfunding

 

Agora que você já conhece algumas plataformas, é hora de começar a pensar no seu projeto.

O primeiro passo é inserir mais informações sobre ele, estipular valores e tempo de execução. Uma boa opção para atrair mais investidores é ao mesmo tempo que se diga como as pessoas podem ajudar, o que ganham com isso.

Após sua campanha ser aprovada, logo irá para o ar e aí é hoje de arrecadar o valor.

Agora que você entendeu o que é e como funciona uma campanha de crowdfunding, vejamos 5 dicas de como atrair investimentos para o seu negócio e/ou projeto.

1 – Defina metas claras e objetivas para o seu crowdfunding

Este é o primeiro ponto e etapa de uma campanha de crowdfunding, pois, sem a definição de metas e objetivos, não há razões para a sua implantação.

Além disso, nenhuma pessoa vai querer investir em algo sem propósito ou sem objetivos palpáveis. Em primeiro lugar, defina metas claras e objetivas, ou seja, o que a campanha de financiamento colaborativo irá gerar de resultados.

Outro ponto a atentar-se diz respeito a pedir somente o valor necessário para a idealização do projeto, sem que haja excessos e sobras do financiamento.

Isso vai transmitir uma maior segurança aos seus investidores e demonstrará a seriedade do seu projeto.

2 – Defina níveis de contribuição e recompensas

Uma boa campanha de crowdfunding deve ser estruturada em níveis de contribuição. Assim, ela pode permitir que grupos de várias faixas de renda possam contribuir com o seu projeto.

O financiamento colaborativo tem como premissa a igualdade, todos podem ser um colaborador, independente do montante que contribui para a realização do seu projeto.

Esteja atento também ao estabelecimento de recompensas de acordo com os níveis de contribuição. A adoção de distribuição de brindes, realização de sorteios, e outras medidas que possam motivar as pessoas a colaborarem com o seu projeto.

O estabelecimento de recompensas, de acordo com os níveis de contribuição, irá gerar em seus colaboradores o interesse e estímulo de passarem ao próximo nível para terem melhores recompensas.

3 – Utilize o marketing digital para divulgar sua campanha

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para ajudar o seu negócio no processo de divulgação e engajamento na sua campanha de crowdfunding, visto que, esta ferramenta tem toda uma metodologia no ambiente online de geração e conquista de um público em específico.

A utilização correta das mídias sociais é uma excelente aliada para estabelecer sua campanha junto ao seu público-alvo.

Este meio de interação tem se tornado cada vez mais popular no cotidiano dos usuários de internet, o que demonstra que o tempo de permanência nas plataformas de mídias digitais tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Outra ferramenta poderosa do marketing digital é o Marketing de Conteúdo, onde a sua empresa poderá gerar engajamento com os seus investidores por meio de conteúdos agregadores e relevantes ao seu público-alvo, apoiadores, clientes e futuros clientes.

4 – Divulgue o progresso do seu crowdfunding

Um fator primordial de fidelidade, junto aos seus colaboradores, é divulgar periodicamente o progresso da campanha de financiamento, o que gera um ambiente de transparência entre o seu negócio e seus apoiadores.

Isto permitirá o sucesso da campanha e, caso a arrecadação esteja abaixo do esperado, você pode investir em outros projetos para reforçar o pedido de colaboração financeira.

Independente da situação, divulgue os resultados dos financiamentos e o que o montante financeiro proporcionou no andamento da realização do projeto.

5 – Seja resiliente

Provavelmente, suas primeiras campanhas terão alguns problemas. Podem aparecer pequenos erros que atrasam o alcance dos objetivos pretendidos.

No entanto, todo gestor deve desenvolver a competência da resiliência e gerar aprendizado por meio dos erros.

Você não deve desistir dos seus objetivos. É fato que aprendemos muito mais com nossos erros do que com nossos acertos, pois eles exigirão empenho e estudo de caso. Assim, podemos entender o que provocou o insucesso.

A partir do entendimento dos erros e o desenvolvimento da resiliência, será possível realizar campanhas de crowdfunding cada vez mais consistentes e melhor desenvolvidas.

Ao praticar estas 5 dicas, certamente, você terá condições de conquistar investimento para o seu negócio e/ou projetos corporativos por meio do crowdfunding.

Quais os benefícios do crowdfunding?

Se você ao ler esse artigo até aqui, já conseguiu lembrar de um projeto que seguiu no papel e pensou em aderir ao financiamento coletivo, mas ainda ficou na dúvida sobre os benefícios… Esse é o momento!

Ao colocar seu projeto em uma campanha de financiamento coletivo você consegue descobrir se a sua ideia de maneira orgânica atrai o mercado e possíveis clientes.

Afinal, se uma pessoa decide investir em um projeto sem nem vê-lo em seu resultado final, é porque de alguma forma ele agradou e chamou a atenção.

E sem dúvida alguma, esse é um dos maiores benefícios. Afinal dessa forma você consegue analisar se o seu produto tem chances ou não de ser notado pelo mercado.

O crowdfunding é mais do que uma vaquinha

Quando pensamos na realização de projetos no Brasil, infelizmente muitas vezes estamos falando de uma parcela muito pequena da sociedade.

Isso faz com que pessoas negras e de baixa renda, por exemplo, sejam excluídas das possibilidades de concretizar metas e sonhos. Em outras palavras, é como proibir que uma maioria da população consiga ter realizações.

E é desse modo, que ações como o crowdfunding entram como uma possibilidade de mudar esse cenário. Quando falamos em afroempreendedores, por exemplo, sabemos que muitas vezes a possibilidade de ter o crédito recusado é enorme, o que aumenta as dificuldades para conseguir financiamentos.

E isso, de certa forma, acaba colocando em prática os princípios do black money, que é fazer com que o dinheiro seja investido dentro da própria comunidade, revertendo esse quadro financeiro.

Ao utilizar métodos como o financiamento coletivo, conseguimos garantir que projetos e negócios que antes não sairiam do papel por falta de investimento, tomem corpo e consigam ser concretizados.

Agora que você já conhece sobre o crowdfunding e sabe como funciona, é hora de escolher a sua plataforma e criar a sua campanha. 👊🏾

. . .

👍🏾 Curtiu o conteúdo? Acompanhe também nosso canal lá no YouTube, mas não se esqueça de ativar o sininho 🔔 pra receber os próximos vídeos.

Aproveite e siga no Instagram.

Compartilhe o conteúdo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Este conteúdo foi escrito por
Equipe de Marketing

Equipe de Marketing

Conteúdo escrito pela nossa equipe de especialistas, que tem a missão de fornecer informações e dicas poderosas sobre Transformação Digital em Marketing e Vendas de forma acessível e desburocratizada.

Receba nossos conteúdos

Um montão de gente inteligente deixou o email aqui pra receber nossos conteúdos antes de todo mundo. Falta só você!
🔒 Seus dados estão 100% protegidos e jamais serão compartilhados. Ao se cadastrar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também e aprenda mais

Seus resultados estão deixando você realmente feliz?

Podemos conversar sobre sua operação de marketing e vendas pra descobrir quais pontos chaves podem ser melhorados com a Transformação Digital, de acordo com seus objetivos e metas. Vamos?
Marketing de Crescimento - Transformação Digital em Marketing e Vendas

E-mail cadastrado com sucesso!

A partir de agora você receberá nossos conteúdos sempre que saírem. Aproveite e confira o e-mail de boas vindas que acabamos de te enviar.
⚠️ Não recebeu? Então confira sua caixa de Promoções ou de SPAM e marque nosso e-mail como confiável — Estrela ⭐
eBook Técnicas de Vendas - Marketing de Crescimento
⬇️ Baixe Grátis seu eBook e venda melhor:

Dê Play e Assista a Aula Exclusiva sobre Prospecção Digital

✅ Esta aula faz parte do curso “Máquina de Vendas: RD Station CRM + Prospecção no LinkedIn”, onde você pode aprender a aplicar a Transformação Digital em Vendas B2B pra Prospectar, Gerenciar e Otimizar seu Processo com o Poder da Tecnologia.

Material enviado com sucesso!

O link no seu email expirará em:
Minutos
Segundos
Conseguiu encontrar o material no seu e-mail?
⚠️ Não recebeu? Confira sua caixa de Promoções ou SPAM e marque nosso e-mail como confiável — ⭐ Estrela